temperature icon 14°C

Programa

“A Rede Social é um Programa que incentiva os organismos do setor público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, a conjugarem os seus esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

A Rede Social não é uma prestação ou apoio social. Contudo, o trabalho da Rede Social deve permitir uma maior adequação e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de um modo geral e, particularmente, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

O que se propõe é que, em cada comunidade, as autarquias e as entidades públicas e privadas:

– Tenham uma visão partilhada dos problemas sociais que existem nessa área;

– Definam em conjunto objetivos, prioridades, estratégias e ações;

– Utilizem de forma mais racional os recursos disponíveis.” (in http://www.seg-social.pt/a-rede-social)

Para o planeamento e coordenação da Intervenção social nas Freguesias, no âmbito do Programa Rede Social, foram criadas as Comissões Sociais de Freguesia (CSF) e os Conselhos Locais de Ação Social (CLAS).

A CSF de Barcarena foi criada em 2004 conta com a participação de vários parceiros locais, com o objetivo de responder às necessidades da população e potenciar os recursos existentes na Freguesia através de parcerias formais.

Skip to content